quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A ARTE SECRETA DO ATOR


EUGENIO BARBA E JULIA VARLEY VOLTAM A BRASÍLIA PARA TREINAMENTO INEDITO NO BRASIL COM ATORES E DIRETORES

Em junho deste ano, o diretor de teatro Eugenio Barba esteve em Brasília com seu grupo, o Odin Teatret, para participar da Mostra Internacional de Teatro, realizada no CCBB. Na ocasião, assistiu aulas com alunos da diretora Luciana Martuchelli e conheceu as instalações e o trabalho do Teatro Caleidoscópio, de André Amaro. Desse encontro, saiu o plano de voltar a Brasília para um workshop de quatro dias, em regime de imersão, com atores e diretores. Há muito tempo, o mestre da Antropologia Teatral não tem realizado, em toda a América Latina, evento similar. Desta vez, com a participação de 22 profissionais, entre atores, diretores e professores de todo o Brasil, ele e a atriz Julia Varley conduzem o treinamento “Como pensar através de ações”, de 12 a 15 de dezembro, no Solar Guadalupe, uma chácara a 26 km de Brasília, preparada para encontros como este. Antes, a atriz Julia Varley faz uma demonstração de trabalho (O Eco do Silêncio), seguida de palestra com o diretor Eugênio Barba no Teatro da CAIXA, no dia 11, a partir das 19h, Esta é uma das mais antigas demonstrações de Julia, mas pouco realizada no Brasil. Uma verdadeira incursão pelos recursos da voz. Logo após a palestra do diretor do Odin Teatret, haverá debate com os presentes e conquetel. As duas atividades têm entrada franca e marcam a abertura do projeto A Arte Secreta do Ator- Brasil, uma iniciativa de extensão cultural da TAO Filmes, de Luciana Martuchelli, e do Teatro Caleidoscópio, de André Amaro em parceria com o Odin Teatret.

Eugenio Barba é criador da Escola Internacional de Antropologia Teatral e diretor, há 44 anos, do Odin Teatret. A oportunidade de ouvir e assistir uma demonstração de trabalho com o profissional é única. Atores e diretores já estabelecidos, influentes e importantes na cena teatral brasileira,
( MA/PA/RS/SC/MG/RJ/SP/DF ) virão à Brasília visando reciclagem, apuro e uma aproximação diferenciada com as técnicas do Odin Teatret, hoje referência e grande influência nos trabalhos mais reconhecidos do cenário nacional. Parte desses grupos e artistas conhece as obras do Odin pelos seus escritos ou palestras abertas. Mas poucos tiveram contato com suas práticas aqui no Brasil ou puderam arcar com os custos de uma viagem a Dinamarca, onde acontecem treinos mais profundos.

Eugenio Barba

Teórico da antropologia teatral, Eugenio Barba nasceu em 1936 na Itália. Em 1954, emigrou para a Noruega para trabalhar como soldador e marinheiro. Formou-se em Francês, Literatura Norueguesa e História da Religião, na Universidade de Oslo. Em 1961, foi para Warsaw (Polônia) estudar direção teatral na Escola Estadual de Teatro, mas saiu um ano depois para unir-se a Jerzy Grotowski, que era líder do Teatr 13 Rzedow em Opole. Barba ficou com Grotowski por três anos. Em 1963, viajou para a Índia, onde teve seu primeiro encontro com o Kathakali.

Quando retornou a Oslo, em 1964, queria tornar-se um diretor de teatro profissional, mas como era estrangeiro, não foi bem vindo na profissão. Então, ele começou seu próprio teatro. Uniu-se a um grupo de jovens que não tinham sido aprovados para a Escola Estatal de Teatro (Oslo’s State Theatre School), e criou o Odin Teatret em 1º de outubro de 1964. O grupo treinou e pesquisou em um abrigo contra ataques aéreos. Sua primeira produção, “Ornitofilene”, do autor norueguês Jens Bjørneboe, foi apresentada na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Em seguida, foram convidados, pelo município dinamarquês de Holstebro, a criar um laboratório teatral na pequena cidade. Ofereceram uma velha fazenda e uma pequena quantia em dinheiro para começarem. Desde então, Barba e seus colegas fizeram de Holstebro a base do Odin Teatret. Durante os últimos 36 anos, Eugenio Barba dirigiu 23 produções, algumas das quais exigiram mais de dois anos de pesquisa. Entre as melhores destacam-se “Ferai” (1969), “Min Fars Hus (My Father’s House)” (1972), “Brecht’s Ashes” (1980), “The Gospel According to Oxyrhincus” (1985), “Talabot” (1988), “Kaosmos” (1993) e mais recentemente “Mythos” (1998). Desde 1974, Eugenio Barba e o Odin Teatret delinearam sua própria forma de estar presente em um contexto social através da prática do teatro "permuta", uma troca através de performances com a comunidade.

Em 1979, Eugenio Barba fundou a ISTA, International School of Theatre Anthropology (Escola de Antropologia Teatral). Ele também faz parte do conselho de jornais estudantis como o "The Drama Review", "Performance Research", "New Theatre Quarterly" e o "Teatro e Storia”. Ao longo da carreira, o diretor já foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa nas Universidades de Aarhus, Ayacucho, Bologna, Havana, Warsaw e com o “reconhecimento do mérito científico” pela Universidade de Montreal, além de premiado com a Danish Academy Award, Mexican Theatre Critics' Prize, Diego Fabbri Prize, Pirandello International Prize, e Sonning Prize, concedido pela Universidade de Copenhagen.

Eugenio Barba já apresentou mais de 40 espetáculos e tem artigos e ensaios publicados em numerosos países e línguas. Ensina ainda regularmente em universidades européias, do Norte e Sudamérica.

Julia Varley

Nasceu em 1954, em Londres, Grã Bretanha e integrou o Odin Teatret em 1976. Além de atuar, participa ativamente como diretora, professora, organizadora/produtora e escritora. Desde 1990, faz parte da organização da ISTA. Desde seu início em l986, participou ativamente do Proyecto Magdalena, uma rede de mulheres do teatro contemporâneo.

Julia é diretora artística do festival Transit, em Holstebro, e edita a revista The Open Page, dedicada às mulheres no teatro. É autora dos livros “O Vento do Oeste”, um romance escrito por um personagem teatral, e “Pedra d’água”, suas experiências como atriz do Odin Teatret que está sendo traduzido para o português pelas atrizes Luciana Martuchelli e Juliana Zancanaro. Seus artigos e ensaios são publicados em diversas revistas como Mime Journal, New Theatre Quarterly, Teatro e Storia, Conjunto, Lápis e Máscara.

Serviço
Palestra e demonstração de trabalho com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley
Dia: 11 de dezembro de 2008
Horários: 19h
Local: Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lotes 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa
Recepção: 3206-9448/ Administração: 3206-9450
Entrada franca, até a lotação máxima de 400 lugares
Classificação livre

Informações, fotos e entrevistas:
Andre Amaro(61) 9213 1616
Luciana Martuchelli (61) 92142787

Nenhum comentário: