domingo, 10 de maio de 2009

JORNAL DO BRASIL - Boa comida e cultura com o gostinho da bela Itália

Curso de idiomas divulga costumes e a cozinha do país mediterrâneo
Renata Meliga


Com uma proposta diferente e um cardápio de dar água na boca, o curso de idiomas Parlando Italiano começa a fazer uma mistura que está dando certo. É o projeto Parlando Italiano... cantando, mangiando, viaggiando.... De acordo com seu idealizador, Antonello Monardo, o objetivo é trazer para o aluno a vivência da cultura italiana.
– Além do ensino da língua e da cultura, queremos mostrar ao estudante que cada região da Itália tem seus costumes. É como se estivesse em vários países dentro de um só lugar – conta o italiano.
O projeto começou no início do ano com a região da Calábria. No próximo dia 19 será abordada a gastronomia regional da Puglia, com Angela Palmieri. As aulas ocorrem para no máximo 20 alunos e são escolhidos pratos em que os ingredientes podem ser encontrados no Brasil.
– Como sou italiano, percebi que faltava um centro de agregação em Brasília. As pessoas aprendem italiano por prazer, não é como outras línguas, que se tem a obrigação de saber. E, por ser prazeroso, tentamos passar uma coisa lúdica para os nossos alunos – explica Antonello Monardo
A Puglia é uma região da Itália meridional, com 4 milhões de habitantes. No lugar, é fácil encontrar uma grande variedade de azeites e frutos do mar. As comidas típicas da região são o macarrão richitelle – ao sugo ou à putanesca –, a ficazza e a ficazzella – pizza alta e pastel frito, com tomate, mussarela e orégano – além dos doces típicos.
– A comida italiana, além de muito saudável, tem muita variedade. E massa não engorda – garante Monardo.
Antonello veio para o Brasil em 1996 e considera a comida daqui uma das melhores do mundo.
– A comida brasileira é muito boa. O povo gosta de alguma coisa e a insere em seu cotidiano como se fosse nacional – finaliza o italiano.

Domingo, 10 de Maio de 2009
http://jbonline.terra.com.br/leiajb/noticias/2009/05/10/brasilia/boa_comida_e_cultura_com_o_gostinho_da_bela_italia.asp

Nenhum comentário: