sábado, 30 de maio de 2009

O PREMIO NÓSSIDE EM BRASÍLIA

Três dias de eventos intensos de grande interesse cultural caracterizara a ultima etapa, a Brasília, do “Viajem do Premio Nósside de Reggio Calábria (Itália) para o mundo” de terça-feira 9 a quinta-feira 11 de junho.
Convidado de honra destes eventos de Brasília será o prof. Pasquale Amato, historiador global e Professor de Historia nas Universidades de Messina e para Estrangeiro “Dante Alighieri” de Reggio Calábria, alem de Presidente Fundador do Premio Plurilingüístico e Multimídia de Poesia Nosside, único concurso global para composições inéditas.
O programa iniciará da sede do Curso “Parlando Italiano…” situada na comercial da 201 Sul aonde as 19hs. de terça-feira o prof. Amato ministrará uma Conferencia de História para os Alunos e Convidados do Curso de Italiano sobre um tema amplo: “Perfil conceptual da Historia da Itália e das suas articulada identidade da chegada dos Gregos aos dias de hoje”.
Na quarta-feira 10 sempre as 19hs. No Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília a apresentação da XXV Edição do Premio Nosside. O Presidente Amato ilustrará os elementos distintivos da nova edição, ladeado por Antonello Monardo e Rosálie Gallo, respectivamente Coordenador e Secretária do Projeto Nósside no Brasil. Presidirá o Evento o Diretor da Biblioteca Nacional prof. Antonio Miranda. Participarão os poetas premiados nos anos anteriores. Serão presentes para a Embaixada da Itália Primeiro Secretario Conselheiro Cultural Emanuele De Maigret, e para a Câmara do Livro do Distrito Federal o Presidente Adrian Carvalho.
Os eventos de Brasília serão concluídos quinta-feira 11 de junho as 18h00 na Livraria Cultura com a apresentação da Antologia “Nosside 2008”. O Evento testemunhará a expansão do Premio no Brasil com a entrada da LGE Editora de Brasília, que publicou as poesias dos premiados da XXIV Edição para a primeira vez em co-edição com a editora Città del Sole Edizioni de Reggio Calábria. O Evento se desenvolverá com a introdução do Presidente Amato e sobre a leitura de poesias da Antologia com a intervenção dos poetas brasileiros premiados em 2008

Nenhum comentário: